Pular para o conteúdo

Edital para a coletânea “Eu conto e canto com Santa Teresinha”

  • por

Quem conta um conto
Aumenta um ponto.
Toda palavra
Traz um espanto.

Quem canta um conto
Aumenta o encanto.
Toda palavra
Tem contraponto.

Toda palavra
É musical
E multifária.

Vem com silêncio,
som e sentido:
É trinitária.

Horácio Dídimo

CAPÍTULO I – DOS OBJETIVOS

1. O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade abre edital para a seleção de contos, depoimentos, poemas e ilustrações em homenagem a Santa Teresinha, os quais comporão uma coletânea intitulada “Eu canto e conto com Santa Teresinha”.

A coletânea será celebrativa aos 100 anos de canonização de Santa Teresinha, que acontecerá no dia 17 de maio de 2025, e tem como objetivo difundir sua devoção através da arte e da literatura.

A coletânea conta com o apoio institucional da Academia Brasileira de Hagiologia, da Academia Brasileira de Sonetistas, da Academia Brasileira de Literatura de Cordel e da Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares no Brasil.

 

CAPÍTULO II – DOS PARTICIPANTES

2. Poderão participar escritores e artistas de qualquer idade e de qualquer naturalidade.

2.1 Para os concorrentes residentes no Ceará, será solicitada a comprovação sua ou de algum amigo(a) ou familiar de cadastro como apoiador(a) do Instituto Horácio Dídimo – IHD no Programa Sua Nota Tem Valor, do Governo do Estado do Ceará.

2.2. Para  fazer o cadastro, acesse o link: https://suanotatemvalor.sefaz.ce.gov.br/app/#/login e escolha a instituição 3315 – Associação Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade. Faça um print da tela ou tire uma foto da inscrição para a devida comprovação. Depois, informe sempre seu CPF ao realizar suas compras no Ceará! Sendo um apoiador do IHD, você concorre a prêmios mensais e obtém um desconto no IPVA.

CAPÍTULO III – DA INSCRIÇÃO/ENVIO DOS
TEXTOS E ILUSTRAÇÕES

3. As inscrições para a seletiva serão realizadas através do preenchimento do formulário abaixo, do envio do texto e/ou ilustração, e se for o caso, do comprovante de apoiador do Instituto Horácio Dídimo no Programa Sua Nota Tem Valor.

3.1 A inscrição é gratuita e a compra de exemplares será facultativa. Por essa razão não haverá distribuição de exemplares gratuitos aos autores.

3.2. O prazo de inscrição é do dia 01/06/2024 a 30/08/2024.

3.3. Cada participante poderá enviar quantos trabalhos desejar para cada categoria, ficando a seleção a critério do Instituto Horácio Dídimo.

 

CAPÍTULO IV – DAS CATEGORIAS DE
PARTICIPAÇÃO

4.  A coletânea será composta de 6 categorias:

  1. Conto:
    A definição de conto para este edital segue as seguintes orientações: é uma obra de ficção literária, apresentando um narrador, personagens, ponto de vista e enredo, que desenvolve uma história em uma estrutura fechada, concisa e de pequena extensão.Deverá ser observada a seguinte formatação: alinhamento justificado, fonte na cor preta, Arial 12, espaçamento entre linhas 1,5 e margens de 2 cm, devendo ter o mínimo de 1 e máximo de 3 páginas.
  1. Depoimento
    O depoimento deverá ser verdadeiro e escrito em primeira pessoa, contando uma graça pessoal obtida ou um milagre realizado pela intercessão de Santa Teresinha. Deverá ser observada a seguinte formatação: alinhamento justificado, fonte na cor preta, arial 12, espaçamento entre linhas 1,5 e margens de 2cm, devendo ter o mínimo de 1 e máximo de 3 páginas.
  1. Poema – versos livres
    Deverá conter no máximo 32 versos.
  1. Poema – soneto
    O soneto deverá conter 14 versos rimados, ritmados e metrificados, distribuídos em dois quartetos iniciais e dois tercetos finais. As rimas deverão ser soantes ou consoantes, perfeitas, preferencialmente ricas, raras e/ou preciosas.
  1. Poema – cordel
    O cordel deverá conter no mínimo cinco (5) e no máximo doze (12) estrofes, em sextilhas (estrofes de seis versos) rimadas e metrificadas. As rimas acontecem nos segundo, quarto e sexto versos. Cada verso deve ter sete sílabas poéticas.
  2. Ilustração
    Para as ilustrações, poderão ser utilizados os mais variados estilos, desde que se caracterizem por “ilustração”. Não serão aceitos desenhos que   contenham colagens, cópia   ou adaptação de trabalhos já existentes. As ilustrações deverão ser entregues em arquivo digital, devem estar com resolução de 300 dpi, extensão JPEG, GIF ou PNG no tamanho A4. As ilustrações que forem selecionadas para o miolo do livro serão publicadas em preto e branco. Será selecionada 01 ilustração para a capa que será publicada em cores.

 

 CAPÍTULO V – DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E
JULGAMENTO

5. Os textos e ilustrações comporão a coletânea intitulada Eu canto e conto com Santa Teresinha  

5.1. Os contos devem ser textos literários, podendo ser fictícios ou reais, tendo ou não cunho religioso, mas precisam ter alguma referência positiva a Santa Teresinha..

5.2. Não serão aceitos textos escritos em outros estilos literários, como crônicas, textos poéticos, etc.

5.3. Os texto e as ilustrações não precisam ser inéditos.

5.4. A inscrição implicará o reconhecimento e a concordância, por parte do proponente, de todas as condições estipuladas no presente edital.

5.5. Não serão aceitos pedidos de inscrição após a data de encerramento. O prazo de encerramento da inscrição poderá ser prorrogado, se o IHD achar necessário.

5.6. Os textos e ilustrações enviados passarão pelo crivo do conselho editorial do Instituto Horácio Dídimo e não serão permitidos textos com conotação preconceituosa, racista e/ou discriminatória. O Conselho também irá avaliar a qualidade da obra e a pertinência de sua publicação. A decisão do IHD é soberana e irrecorrível;

 

CAPÍTULO VI –  DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

6. Os textos e as ilustrações selecionadas ,bem como seus autores, serão divulgados no site do Instituto Horácio Dídimo no dia 1º de outubro de 2024 (Dia de Santa Teresinha)..

 

CAPÍTULO VII – DOS DOCUMENTOS, DIREITOS DE
IMAGEM, DIVULGAÇÃO E REGISTRO

7. Não será exigido dos participantes a obrigatoriedade de aquisição de exemplares da coletânea. A compra de exemplares será facultativa. Por essa razão e por causa da gratuidade da inscrição, não haverá distribuição de exemplares gratuitos aos autores e ilustradores..

 7.1 A inscrição implicará o reconhecimento e a concordância, por parte do proponente, de todas as condições estipuladas no presente edital.

 7.2 Ao aceitar este Regulamento, o(a) autor(a) ou seu responsável autoriza a publicação do(s) texto(s) e ilustrações selecionado(s) para a coletânea em questão, cedendo gratuitamente seus direitos de autorais ao Instituto Horácio Dídimo, por prazo indeterminado.

CAPÍTULO VIII – DAS RESSALVAS

 8.1. Esta seletiva não é um concurso em que há vencidos e vencedores.

 8.2. Eventualmente, por decisão do Instituto, poderão ser conferidos, a título de cortesia, diplomas, certificados ou outro tipo de menção honrosa, sem nenhum custo para os participantes.

 8.3 Compete ao Instituto Horácio Dídimo resolver eventuais casos omissos neste presente regulamento.